8ª Semana do Projeto - Repositório de arquivos

Olá pessoal,

Quero dar uma dica para você armazenarem os documentos dos projetos!
O Dropbox (assim como: Skydrive, Google Drive) é um serviço de armazenamento online onde você mantém seus arquivos sincronizados entre um ou mais computadores e smartphones. Imagine se você perde um documento, uma lista de contatos, imagens, planilhas, porque sua máquina travou, ou seu HD queimou, o que você faz? entra em despero? começa a chorar? Rsrs Liga para o amigo que entende tudo de computador, para ver se tem alguma forma de recuperar? Bom, talvez você até consiga recuperar, mas para não passar mais por esse tipo de situação eu recomendo você usar esse tipo de serviço! pois, mantendo seus arquivos lá, você não terá mais esse tipo de problema.

Veja algumas vantagens do Dropbox…
  • Você acessa de qualquer lugar! Todos os conteúdos do seu Dropbox estarão disponíveis para visualização.
  • Você pode fazer alterações em seus arquivos e sincronizar de volta para Dropbox.
  • Baixe arquivos para visualização offline: Adicione imagens aos “Favoritos” para acessá-las a qualquer momento.
  • Faça o upload de arquivos e sincronize para o Dropbox compartilhando com quem você desejar.

Segue o passo a passo:


Passo 1: Acessar o site do Dropbox e criar uma conta
Para isso, acesse a página de cadastro do Dropbox e preencha os campos com os seus dados, marque a caixa “I agree” e clique em “Create account”

Passo 2: Instalar no computador
Faça o download do Dropbox e instale-o em seu computador. Obs.: é importante que você tenha privilégios de administrador.
Ao executar o programa, marque a opção “I already have a Dropbox account” e clique em “Next”.
Na tela seguinte, forneça os dados da conta que você acabou de criar e clique novamente em “Next”.
Escolha a opção de 2 GB (gratuita) e clique em “Next”. Deixe a opção “Typical” marcada e clique em “Install” para iniciar a instalação.
Caso uma nova janela seja aberta, clique em “Skip tour” para pular a explicação e, depois, em “Finish” para concluir o processo.

Passo 3: Fazer o upload de arquivos
Para abrir a pasta do Dropbox no seu computador, clique no ícone do programa, próximo ao relógio da barra de tarefas
Para adicionar novos arquivos à pasta, basta utilizar os comandos “Ctrl+C” e “Ctrl+V”, ou arrastar os arquivos para dentro da pasta. Todos os arquivos serão automaticamente sincronizados com um upload automático e salvos também na sua pasta on-line.


Passo 4: Compartilhar os arquivos
Para compartilhar arquivos do seu computador, basta copiá-los para a pasta “Public”, dentro da sua pasta do Dropbox. Em seguida, é só clicar sobre eles com o botão direito do mouse e, em “Dropbox”, selecionar a opção “Copy public link”. Depois é só colar o link em algum lugar e enviar para quem você quiser.


Caso você esteja em uma máquina que não tem o Dropbox instalado, você pode acessar o site do Dropbox e fazer upload de arquivos para a sua pasta on-line. Esses arquivos estarão disponíveis para download em qualquer lugar e também serão sincronizados com as pastas de outros dispositivos com o Dropbox instalado.

Se você quiser saber mais, encontrei o Tech Tudo - Dicas e Tutorias que fez um guia sobre Como usar o Dropbox.

Beijos