Lições Aprendidas

Papel e Responsabilidade da Equipe
Definir o papel e a responsabilidade de cada membro da equipe foi super importante para atribuir quem irá executar determinada atividade, ou quem irá validar, quem irá aprovar e/ou quem será apenas informado. Afinal, todos serão responsáveis pelo sucesso do projeto.

Definir o Escopo
Após a apresentação das instituições, resolvemos que deveriamos escolher o mais breve possível, a instituição e o projeto, isso nos daria mais tempo para planejarmos o trabalho. Em seguida, marcamos a visita no cliente, com o intuito de conhecermos melhor o cliente, entendemos as suas expectativas, ver quais são as suas necessidades e o que ele esperava com a conclusão do projeto. Fundamental para termos um escopo bem definido.

Gestão de Parceiros e Fornecedores
Desenvolver um bom relacionamento com nossos parceiros e fornecedores, fazer a gestão deles, é trivial para alcançarmos um resultado positivo e o objetivo final do nosso trabalho que será a implantação do projeto da placa institucional na instituição CAAE (Casa Assistencial Amor e Esperança).

Plano de Comunicação
O desenvolvimento do Plano de Comunicação abaixo, foi importante para permitir a cada uma das partes envolvidas, o conhecimento do andamento do projeto e fornecer subsídios para seu desenvolvimento. 
  • Apresentações a cada 15 dias na Fundação Vanzolini para o professor João Arantes e para os alunos do CEGP T49;
  • Reuniões com a Telma Dinelli da CAAE (Presenciais/E-mail/Telefone);
  • Reuniões semanais com a equipe do projeto (Presenciais/E-mail/Skype);
  • Reuniões com os Parceiros e Fornecedores (Presenciais/E-mail/Telefone).

Metodologia de Gestão de Projetos
Adotar as recomendações do PMBok serviu para ampliar e unificar o conhecimento das melhores práticas na Gestão de Projetos, contribuindo assim, para a maximização do sucesso do projeto.